segunda-feira, 14 de novembro de 2011

atividade 1.1

Eproinfo integrado
curso: tecnologia de informação e educação
nome: Cristiane bueno
unidade: 1
atividade: 1
formador: Jorge
Aprendizagem e Sociedade
Este texto mostra o quanto a nossa sociedade anda se preocupando em aprender cada vez mais, pois há uma grande necessidade por nos depararmos com novas realidades e mudanças constantemente. Então, como nos é tão cobrado esse aprendizado, precisamos nos atualizar sempre para não ficarmos obsoletos, uma vez que não é somente a escola a única fonte de conhecimento, porque graças às novas tecnologias da informação, a escola passa a não ser uma de tantas fontes de conhecimento para os alunos.
No entanto como consequência dessa multiplicação de informações e mudanças culturais mais profundas, encontramos uma crescente incerteza intelectual e pessoal. Os saberes ou pontos de vista não são absolutos. Segundo Morin,  vivemos na era da incerteza na qual, mais do que aprender verdades estabelecidas e indiscutíveis, é necessário aprender a conviver com a diversidade de perspectivas, com a relatividade das teorias, com a existência de múltiplas interpretações de toda informação.
Assim, percebemos que essas mudanças acontecem sempre que muda o aprendizado dos alunos. Neste sentido o professor precisa mudar de estratégia para poder atuar diante do contexto.
Segundo o texto para se ficar íntimo desse conhecimento baseado na cultura é um pouco complicado porque os problemas educacionais se tornam empecilhos uma vez que o individuo que não tem acesso as múltiplas formas de representação simbólicas são consideradas pobres de conhecimento, apesar estarmos diante de uma sociedade criativa e inovadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário