terça-feira, 22 de novembro de 2011

Planejamento de atividade com hipertexto ou internet

Atividade 2.6- Planejando uma atividade com hipertexto ou internet
TRABALHANDO O REINO ANIMAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autoras: Cursistas das TICs na  UMEI Zulmira Barbieri de Oliveira
( Celma, Cristiane, Keyty, Lucineide, Roseli, Valdirene)

Estrutura Curricular                            
Modalidade/Nível de Ensino – Educação Infantil
Componente Curricular- Natureza e Sociedade; Matemática; Linguagem Oral
Tema: Reino Animal- Brincando de contar; Reproduzindo sons
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
. Identificar animais domésticos e selvagens
. Desenvolver atenção e concentração
. Comparar e classificar figuras de animais

Duração das Atividades
03 aulas para desenvolvimento das atividades

Estratégias e recursos da aula
Primeira aula: Para iniciar uma conversa sobre o reino animal o professor pode ler histórias que tratem sobre o tema. Sugestão: Leitura de livros “Coleção Livro Divertido”; Autores: Charles Reasoner e Paula Doherty; Editora: Ciranda Cultural. Usar várias ilustrações de animais. Mostrar as características de cada animal, por exemplo quantas patas tem, como se locomove, o que lhe cobre o corpo, se é doméstico ou selvagem, ao ler uma história, sugerir às crianças que imitem os animais que aparecem no texto. Contar histórias usando fantoches de animais.
Segunda aula: Conversar com as crianças na rodinha e pedir que falem sobre os animais que tem em casa e como cuidam deles. Fazer mímicas de animais e pedir às crianças que imitem e identifiquem o animal. Pedir a criança que tragam de casa gravuras do animal que mais gostam. Fazer um cartaz com o título “Meu animal preferido”, dividir ao meio e escrever  “animais domésticos e animais selvagens”. Fixar o cartaz na sala de aula.
Terceira aula: Promover uma visita a sala do AEE(espaço onde há computadores) para que as crianças explorem o computador, dividir os alunos em grupos para que todos participem da atividade. Mostrar as crianças músicas relacionadas ao tema, textos produzidos com links para que a criança clique no link e descubra a resposta das advinhações elaboradas pelo professor.

Recursos Complementares

. Livros Coleção Livro Divertido; Autores: Charles Reasoner e Paula Doherty; Editora: Ciranda Cultural.
. Revistas, tesouras, cola cartolina
. Computador
. máquina digital

Avaliação

Analisar se as crianças demonstram interesse e participação pelas atividades, levando em consideração sua faixa etária e habilidades apresentadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário